As aulas recomeçaram e os alunos voltaram à escola com
muitas novidades. Enquanto alguns regressaram para mais um ano, outros entraram
pela primeira vez numa sala de 1.º Ciclo e outros, inclusive, entraram pela
primeira vez na nossa escola.
Assim, a nossa primeira semana foi dedicada a conhecermo-nos
melhor e a preparar a nossa sala para o trabalho que vamos fazer.
No primeiro dia, os alunos dos 1.º e 2.º anos juntaram-se
aos colegas dos 3.º e 4.º anos para uns jogos de estafetas com quebra-cabeças à
mistura e para assim trabalharem em grupo e se familiarizarem com os seus
colegas.
Já na sala, partilhámos uns com os outros as nossas espectativas
para a escola e o ano letivo que aí vem. À tarde, preparámos a nossa sala e
discutimos o trabalho a realizar durante a semana. Os alunos pintaram os
desenhos que as suas famílias fizeram sobre eles, os quais estão agora a
enfeitar os nossos cabides.
No dia seguinte, foi altura de escrevermos sobre a escola e
fazermos algumas fichas de diagnóstico. Foi também dia de fazermos recortes e
montarmos retratos com características parecidas com as nossas, para alguns resultados bem interessantes. Ora, vamos lá descobrir quem são estes?

A nossa primeira visita de estudo ocorreu na quinta-feira,
quando saímos à rua para procurar números, letras e mensagens e descobrimos
diferentes utilizações para a escrita e para matemática. Aqui estão algumas das coisas que descobriram.
A semana terminou com uma história sobre ir para a escola,
que nos fez pensar sobre os nossos medos e o que vai acontecer agora que
estamos mais crescidos.
À tarde, aproveitamos a onda de responsabilidade criada pela história e dedicamo-nos a eleições e discussões com um Conselho de Turma no qual redigimos as regras da sala, decidimos as tarefas, elegemos os delegado e subdelegado de turma e criámos um nome para a nossa turma.
![]() |
Child, Lauren (2005) Sou demasiado pequena para ir à escola. Oficina do Livro |
À tarde, aproveitamos a onda de responsabilidade criada pela história e dedicamo-nos a eleições e discussões com um Conselho de Turma no qual redigimos as regras da sala, decidimos as tarefas, elegemos os delegado e subdelegado de turma e criámos um nome para a nossa turma.
Com quatro votos, a Sofia foi eleita a delegada de turma e,
com uma diferença de dois votos, a Patrícia foi eleita subdelegada. O Martim M.
e a Maria do Carmo também tiveram votos, mas não suficientes para serem
eleitos.
O nome da turma foi mais difícil de escolher, porque por
mais propostas que fizéssemos, não chegávamos a acordos e ficávamos sempre
empatados. Foi então que fizemos uma lista de qualidades nossas e depois de
muito olharmos para o quadro e pensarmos num nome que somasse tudo, a Patrícia
sugeriu que usássemos as primeiras letras das palavras e criássemos um novo
nome – foi aí que surgiram os Tabardos.
Trabalhadores
Amigos
Brincalhões
Artistas
Reguilas
Divertidos
Originais
Quanto às regras, o resultado foi:
- Na sala andamos, não corremos;
- Estamos bem sentados;
- Pomos o dedo no ar para falar;
- Trabalhamos em silêncio;
- Prestamos atenção;
- O material é para trabalhar;
- Cuidamos e guardamos os materiais;
- Formamos uma fila calma e ordenada;
- Pedimos para ir à casa de banho.
E já as temos afixadas na sala.
Esta semana não tivemos connosco o nosso colega João, que tem estado doente. Desejamos-lhe as melhoras rápidas. Um grande abraço dos Tabardos.

2 pinceladas:
Obrigada Professor por nos mostrar desta a forma esta nova etapa dos nossos filhos. Eles por mais que nos contem, não é a mesma coisa!
Estão uns crescidos e fazem coisas muito giras :)
Olá, meninos Tabardos!!!!! (gosto tanto do nome escolhido)
Acho que o retrato da menina de camisola ás riscas brancas e azuis é a Sofia.... será???
Foi uma semana cheia de descobertas e de responsabilidade!!!!
Bom trabalho!
Patricia Robalo
Enviar um comentário