De acordo com a Resolução do Conselho de Ministros n.º 8/2011, de 25 de janeiro, o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa entra em vigor no sistema educativo português no ano letivo de 2011/2012.
Pois é, este ano letivo é pautado por muitas mudanças na Língua Portuguesa.
Se o novo programa diz respeito apenas aos professores titulares do 1.º ano (para já), este Acordo Ortográfico diz respeito a todos nós, utilizadores diários desta língua preciosa que é o português.
Porque a mudança nem sempre é fácil, o sítio da Direção-Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular, o nosso conhecido DGIDC, disponibiliza ferramentas que nos podem ser muito úteis, quer seja numa perspetiva de formação pessoal, quer seja para ajudar os nossos alunos nesta fase de transição.
Para aceder e descarregar os documentos existentes, basta clicar no link que disponibilizamos. Também simplificámos a pesquisa dividindo os mesmos da seguinte maneira:
Há ainda propostas de atividades para docentes e alunos, bem como muitos outros instrumentos de esclarecimento que podem ser preciosos para esta fase inicial.
Para terminar, deixamos dois endereços de conversores ortográficos, um online e outro para descarregar para o seu computador. Escolhemos estes e não outros, apenas porque estes nos ajudam a compreender a mudança, evidenciando as diferenças entre as duas versões dos textos.
Conversor de textos de acordo com o novo acordo ortográfico da Porto Editora.
Lince - Conversor para a nova ortografia no Portal da Língua Portuguesa.
Ora, então, vamo-nos lá atualizar!
Ora, então, vamo-nos lá atualizar!








0 pinceladas:
Enviar um comentário